Excesso de peso endurece as artérias.

Ter muita gordura corporal faz com que as artérias se tornem mais rígidas, aumentando o risco de morte por doença cardiovascular, é o que publicaram cientistas britânicos, na revista científica “Hypertension”. Este fenômeno se evidencia após a meia idade.

Os pesquisadores do Centro de Ciências Clínicas de Londres examinaram 200 voluntários usando ressonância magnética (RM) para medir a velocidade do fluxo sanguíneo na aorta.

Encontraram que em adultos jovens, aqueles com mais gordura corporal tinham artérias menos rígidas.

E a idade?

Os efeitos de ter mais gordura corporal são diferentes dependendo da idade. Parece que os jovens conseguem se adaptar ao excesso de gordura corporal, mas na meia-idade a exposição acumulada a anos de obesidade podem começar a causar dano permanente às artérias.

Após os 50 anos de idade, o aumento da gordura corporal foi associado a artérias mais rígidas tanto nos homens como nas mulheres.

Segundo o Dr. Declan O’Regan, autor principal do estudo, certos produtos metabólicos no sangue podem danificar progressivamente as fibras elásticas em nossos vasos sanguíneos.

Outras causas

Varias doenças aumentam a gravidade deste problema. Entre elas se destaca o diabetes e é o comprometimento das artérias que promove TODAS as consequências do diabetes como a perda da visão, as alterações renais, a maior  frequência de doenças cardiovascular como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral e ainda os problemas nos membros inferiores como a diminuição da sensibilidade e até as amputações.

O aumento do colesterol também agrava a deposição das gorduras na parde das artérias agravando o enrijecimento e a diminuição da luz dos vasos.

A hipertensão arterial agrava muito este problema.

Está é a razão pela qual todo diabético tem de tratar o aumento do colesterol e da pressão arterial , pois estes três fatores se somam a obesidade e comprometem muito a circulação de todos os órgãos.

Mais um artigo mostrando os malefícios da obesidade.

excesso de peso endurece as arterias