Estresse aumenta a dificuldade para engravidar

Estresse aumenta a dificuldade para engravidar

O estresse aparentemente tem impacto significativo sobre a fertilidade das mulheres. De acordo com pesquisadores norte-americanos, a probabilidade de engravidar cai quase um terço entre as mulheres que passam por estresse, e o risco de infertilidade aumenta significativamente. O estudo foi publicado na revista científica “Human Reproduction”.

Cientistas sob a liderança da Universidade Estadual de Ohio conduziram um estudo de longo prazo com 501 mulheres americanas de 18 a 40 anos que nunca tiveram problemas de infertilidade e que tentaram conceber. Os pesquisadores observaram as mulheres ao longo de um período de 12 meses ou até que engravidassem. Amostras de saliva foram colhidas regularmente para biomarcadores de estresse alfa-amilase e cortisol.

Isso mostrou que mulheres com altos níveis de alfa-amilase têm uma probabilidade 29% menor de engravidar do que as mulheres com níveis mais baixos. As participantes estressadas também tiveram o dobro de probabilidade de enquadrar-se na definição clínica de infertilidade – não engravidar apesar de 12 meses de relação sexual regular sem proteção.

Os autores do estudo recomendam o uso de técnicas de redução do estresse, como yoga ou meditação, para as mulheres que apresentam dificuldade em engravidar. Contudo, os casais com problemas de fertilidade não devem se culpar, pois o estresse não é o fator mais importante na capacidade de uma mulher engravidar

Estresse aumenta a dificuldade para engravidar
Estresse aumenta a dificuldade para engravidar

 

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH