Esteatose Hepática

esteatose hepática

Esteatose Hepática
Esteatose Hepática é um acúmulo de gordura nas células do fígado, também chamada de Infiltração gordurosa do fígado ou Doença gordurosa do fígado. Ela pode ser dividida em Doença gordurosa alcoólica do fígado (quando há abuso de bebida alcoólica) ou Doença gordurosa não alcoólica do fígado, quando não existe história de ingestão de álcool significativa.
A Esteatose pode ter várias causas:
• Abuso de álcool;
• Hepatites virais;
Diabetes;
• Sobrepeso ou Obesidade;
• Alterações dos lípides, como Colesterol ou Triglicérides elevados;
• Drogas, como os corticoides e secundário a algumas cirurgias para obesidade.
Mais ou menos 1 de cada 5 pessoas com sobrepeso desenvolvem Esteato-hepatite não alcoólica.
Ó diagnóstico pode ocorrer por alterações em exames de sangue relativos ao fígado ou por métodos de imagem, como a ultrassonografia de abdome, tomografia ou ressonância magnética. A Esteatose também pode ser suspeitada quando o paciente apresenta obesidade com deposição abdominal.
A Esteatose Hepática pode evoluir para uma doença grave apesar de ser um achado comum nos pacientes com sobrepeso, obesos ou diabéticos. Uma parcela desses pacientes ocorre uma inflamação das células hepáticas, lembrando a hepatite alcoólica, e que é chamada de “Esteato-hepatite”. A Esteato-hepatite não alcoólica, se não controlada, pode evoluir para a Cirrose Hepática em alguns pacientes. É necessário exames e acompanhamento do paciente para que se avalie o risco de progressão da doença.
Importante saber que a Esteatose Hepática pode ser tratada. Para isso se faz necessário um correto diagnóstico da doença e em que grau ela está.