Esclareça suas dúvidas sobre como perder peso na terceira idade

Esclareça suas dúvidas sobre como perder peso na terceira idade

Esclareça suas dúvidas sobre como perder peso na terceira idade
Esclareça suas dúvidas sobre como perder peso na terceira idade

Esclareça suas dúvidas sobre como perder peso na terceira idade

À medida que você envelhece, o seu metabolismo desacelera e torna-se mais fácil ganhar peso. Portanto, alguns cuidados são necessários para garantir uma vida saudável. De início, é preciso que você se conscientize sobre a importância de perder peso na terceira idade.

Isso porque, com o passar dos anos, o seu organismo vai ficando mais vulnerável às doenças cardíacas, pressão alta, colesterol, diabetes etc., e muitas dessas doenças são consequências do excesso de peso.

Neste artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre como perder peso na terceira idade, para que você possa ter uma vida tranquila e longe de preocupações com a sua saúde. Vamos lá?

Tenha uma alimentação adequada

Para ter uma alimentação adequada, você precisa diminuir os alimentos processados e industrializados. Isso porque eles contêm grande concentração de conservantes, sódio ( sal)  e gorduras que são adicionados para torna los mais agradáveis ao paladar. Estas substancias sobrecarregam nosso fígado e rins.

A seguir, listamos os principais alimentos que não podem faltar na sua casa, tais como:

  • alimentos integrais (pães, massas, arroz etc.);
  • carnes brancas, como peixe e frango;
  • cereais;
  • aveia;
  • nozes;
  • vegetais;
  • legumes;
  • iogurte natural;
  • leite desnatado, entre outros.

Vale dar uma atenção especial para as frutas, verduras e legumes, pois as vitaminas e anti oxidantes presentes, fortalecem o sistema imunológico e auxiliam na prevenção de doenças.

Com essa alimentação balanceada e algum cuidado nos volumes ingeridos, além de cuidar da sua saúde, você deve  conseguir controlar seu peso.

Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos devem ser praticados em todas as idades e são fundamentais para  perder e manter o peso e principalmente para se ter uma vida saudável.

As atividades físicas são essenciais para melhorar a sua qualidade de vida.  O maior fator para se elevar o gasto metabólico é conseguir aumentar sua massa muscular. Os exercícios devem ser realizados de maneira segura, para que você não se machuque.  De modo geral a atividade que propicia mais benefícios é a musculação, mas o melhor exercício é o que a gente gosta.

Você pode realizar:

  • natação;
  • caminhadas;
  • pilates;
  • ioga;
  • corrida etc.

Consuma bastante água

A água traz uma sensação de saciedade, reduz a retenção de líquidos, melhorando o funcionamento dos rins. Tomar água antes da refeição, vai auxiliar no controle do seu apetite. Lembrando que a água não tem nenhuma caloria.

O organismo de uma pessoa idosa tende a se desidratar com mais rapidez, e isso pode causar vários problemas de saúde. Como os mecanismos de equilíbrio interno não são tão eficientes como antigamente, pessoas idosas não sentem a necessidade de beber água, mesmo estando desidratadas.

Devido a isso, é importante criar o hábito de beber água. Carregue sempre com você uma garrafinha, seja na bolsa, no carro, no passeio etc. Com o tempo, o consumo se tornará um hábito.

Consulte um médico especializado para perder peso principalmente se você está na terceira idade

Se você está com pouco peso acima do desejado estas recomendações podem ser suficientes para você obter sucesso na perda do peso excedente. Se o excesso for grande é pouco provável que você consiga atingi-lo sem ajuda profissional. Com ou sem ajuda o importante é que você não fique acima do peso ideal.

Os organismos são diferentes, portanto, nesse momento, o profissional vai orientá-lo sobre quais os procedimentos que você deve seguir, para conseguir perder peso com segurança. Vai te prescrever, também, vários medicamentos que te ajudarão a perder as gorduras acumuladas no seu organismo.

Ele vai explicar como funciona o tratamento para obesidade, quais são os exercícios adequados — de acordo com a saúde física de cada um —, qual será o seu cardápio diário etc.

Quando você toma a decisão de perder peso, é sinal de que você se conscientizou sobre a importância da sua saúde. Diminuir o peso é necessário não só para manter a boa aparência, mas também para evitar problemas cardíacos, pressão alta, lesões ortopédicas, entre outras doenças que podem colocar em risco o seu bem-estar.

Portanto, cuide da sua alimentação, pratique exercícios, beba muita água e, principalmente, se necessário, consulte um médico especializado.

Esclarecemos as suas dúvidas sobre como perder peso na terceira idade? Então, compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude os seus amigos a aprenderem também!

Reembolso



Sobre o Autor

Deixe um comentário

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH