Entenda como funciona o metabolismo e sua relação com o peso

Entenda como funciona o metabolismo e sua relação com o peso

entenda-como-funciona-o-metabolismo
entenda-como-funciona-o-metabolismo-e-sua-relacao-com-o-peso

 

Como funciona o metabolismo ?

Com certeza, você já ouviu falar que a velocidade do metabolismo está relacionada à perda de peso: quanto mais rápido ele for, menos gordura você terá. Mas o que significa isso? Na prática, como funciona o metabolismo e de que forma ele influencia na forma com que seu corpo reage à alimentação?

Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre ele. Boa leitura!

O que é metabolismo?

Quando nos alimentamos, os nutrientes que ingerimos passam por reações químicas dentro do nosso corpo. O objetivo é transformar a comida em energia, responsável por nos manter vivos. O conjunto desses processos recebe o nome de metabolismo.

Funciona mais ou menos como uma máquina: todo alimento que nós comemos é quebrado pelo organismo e, como forma de nutriente, enviado a todas as células como fonte de energia ou matéria prima para formar musculos, ossos e outros componentes estruturais do nosso corpo. Por isso, é tão importante fazer refeições saudáveis.

Assim, as funções do nosso corpo, das básicas às vitais, dependem desse conjunto de processos para sobreviver. A eficiência e a qualidade desses processos estão interligadas ao peso corporal, como veremos a seguir.

Por que o metabolismo afeta o peso da pessoa?

Uma pessoa que tem um metabolismo rápido consegue eliminar calorias de forma mais rápida e eficiente do que aquela que possui o metabolismo lento. Dessa forma, se dois indivíduos, um com metabolismo veloz e outro com lento, fizerem uma refeição idêntica, o que tiver a taxa metabólica mais rápida realizará a queima de calorias que foram ingeridas mais rapidammente.

Já o que tem o metabolismo lento não conseguirá utilizar todas as calorias que foram consumidas. Assim, o excedente ( que pode advir, também, de uma ingesta aumentada) — que não foi utilizado pelo corpo — será armazenado e, posteriormente, transformado em gordura pelo organismo. Esse acúmulo resultará no aumento do peso corporal.

Como a genética afeta o metabolismo?

Diversas condições influenciam a velocidade do metabolismo — a idade, o estilo de vida, o estado de saúde e também a genética. É verificado, por exemplo, que casos de obesidade na família potencializam as chances dessa condição aparecer em gerações mais novas.

Um fator extremamente importante é a quantidade de músculos que o individuo possui. Quanto mais músculos mais o organismo queima das calorias ingeridas.

A partir da análise das informações genéticas de cada pessoa, feita por avaliação de um médico, é possível elaborar um programa alimentar específico, adequado ao perfil e às condições físicas do indivíduo. Dessa forma, é possível enfrentar as condições impostas pela herança genética e aproveitar uma vida saudável.

O metabolismo também vai diminuindo de velocidade à medida que a idade avança. Essa redução vai acontecendo de forma natural e pode ser atenuada com a prática regular de atividades físicas e de alimentação balanceada.

Qual a melhor forma de acelerar o metabolismo?

Algumas condições aceleram o organismo e tornam nosso metabolismo mais rápido:

Alimente-se adequadamente

O primeiro passo é ter uma alimentação adequada para o seu corpo, com a ingestão de gorduras boas, carboidratos de baixo índice glicêmico e doses adequadas de proteína. Se você tem dúvidas sobre como alcançar esse equilíbrio, consulte uma nutricionista. Além das refeições, outras práticas são recomendadas.

Beba bastante água

A água é a responsável para manter as reações químicas do corpo em perfeito estado. Portanto, ter um corpo hidratado cria um ambiente propício para acelerar o metabolismo.

Pratique exercícios físicos regularmente

Os exercícios aeróbicos — como corridas curtas — aumentam o gasto de calorias e, assim, deixam o metabolismo mais rápido. A queima ocorre não apenas enquanto a atividade é feita, mas também por longos períodos após o esforço ter sido realizado. A musculação aumenta a massa muscular e amenta o metabolismo basal .

Entendeu como funciona o metabolismo? Para perder peso, é necessário que o corpo funcione da melhor maneira possível. A velocidade com que as reações químicas transformam nutrientes em energia, portanto, se torna fundamental.

A boa notícia é que, com acompanhamento profissional para melhorar a alimentação e a inclusão de pequenos hábitos na sua rotina — como beber mais água e incluir uma atividade física no seu dia, você conseguirá equilibrar o seu organismo e diminuir a gordura.

Gostou deste conteúdo? Para mais notícias sobre saúde e bem-estar, siga as nossas redes sociais — FacebookGoogle+ e LinkedIn.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH