Endocrinologia

SISTEMA ENDOCRINO

Endocrinologia e metabologia são especialidades médicas que estudam as doenças do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de hormônios.

A especialidade vem ganhando projeção, com o passar dos anos, pois as desordens por ela tratadas vêm aumentando sua prevalência na população brasileira e no mundo. A obesidade, por exemplo, afeta cerca de 42% da população, e cerca de 15% da população brasileira tem diabetes (embora só a metade destes o saiba).

Essas duas doenças, decorrentes em grande parte da modificação alimentar causada pelo desenvolvimento no mundo, estão em ascensão, e têm merecido grande atenção, por parte dos serviços de saúde.

O controle metabólico envolve também a hipertensão arterial, já que há pelo menos 7 causas de hipertensão de causas endócrinas.Mesmo no controle da pressão arterial estão implicados vários hormônios com os tireoidianos, da adrenal e a insulina.

O tratamento do excesso do colesterol também é uma patologia que pode ser tratada com seu endocrinologista, por ser um distúrbio mais metabólico do que alimentar.

A osteoporose também faz partes das doenças endócrinas já que o equilibrio entre absorção do cálcio e fosforo e sua deposição nos ossos é regido pelos hormonios sexuais e o paratormônio

A menopausa e a andropausa são deficiências hormonais que ocorrem com o decorrer da idade e que podem ser tratadas pelo endocrinologista.

A tireoide que é a glândula que controla todo o metabolismo assim com as adrenais também se encontram sob a alçada do endocrinologista.