Emagrecimento e autoimagem como se influenciam? Descubra aqui

Emagrecimento e autoimagem como se influenciam? Descubra aqui

A autoimagem influencia no processo de emagrecimento? Descubra aqui

Emagrecimento e autoimagem como se influenciam? Descubra aqui

 

Emagrecimento tem a ver com auto imagem? Muitas pessoas não entendem a influência da autoimagem em processo de emagrecimento e buscam saber se uma visão corporal negativa de si mesmas pode interferir na capacidade de perder peso e de conquistar um corpo saudável.

Emagrecimento e autoimagem como se influenciam? Descubra aqui.

Isto acontece mesmo em quem não tem normalmente problemas de imagem.

O mais comum é uma pessoa que se vê com grande excesso e procura o médico para emagrecer. Apos vários quilos perdidos passa a se perceber emagrecida.

Apesar de intelectualmente saber que ainda deve perder peso  –  este para de “incomodar”. As pessoas dizem que ela emagreceu, assim como as roupas e até a imagem do espelho refletem uma melhora da figura anterior. Esta é uma das formas pela qual a auto imagem influencia no emagrecimento podendo até interrompe-lo.!

É ai que reside o perigo. Não há mais “razão” para continuar no tratamento.

Existem varias ferramentas para se superar esta fase. Desde continuar com a medicação mesmo que não esteja mais fazendo a dieta. Praticar mais atividade física – para  se ter uma percepção melhor da própia imagem. Sim o exercício faz isto também !! Te ajuda a perceber melhor os limites do seu corpo, etc

Outro fator que muito se discute é quando a aparência afeta a autoconfiança e acaba impactando negativamente na qualidade de vida. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra a relação entre autoimagem e processo de emagrecimento.

Afinal, o que é a autoimagem?

A autoimagem representa de forma subjetiva o conhecimento que a pessoa tem de si própria, com relação, por exemplo, à sua aparência, ao funcionamento do corpo, aos seus pensamentos e às suas emoções. Grande parte dela é construída na infância e pode mudar várias vezes ao longo da vida, através das experiências e influências que se tem.

Aspectos importantes do comportamento de um indivíduo serão estabelecidos conforme a imagem que ele possui de si. Algumas pessoas podem se enxergar de forma inferior aos outros e assim buscar constantemente a aprovação dos demais para conseguir melhorar sua autoestima. Há também indivíduos que carregam uma autoestima distorcida para mais e, com isso, acabam agindo com presunção. Já quem consegue manter uma autoimagem realista consegue agir de forma coerente e ter um bom relacionamento com as demais pessoas com mais facilidade.

Qual a relação entre autoimagem e emagrecimento?

Muitas pessoas têm uma distorção de sua imagem, enxergando-se diferentes do que os outros veem e de como realmente são. Essa situação faz com que queiram alterar uma condição que não existe. Podemos citar, a anorexia nervosa, como exemplo, que é uma pessoa que está excessivamente abaixo do peso, mas, pela imagem errada que tem de si, se acha gorda e recusa-se a comer.

Contudo, essa é uma situação que atinge também muitas pessoas com excesso de peso, mas que não se vê gorda é a gordorexia. Mesmo com a balança mostrando o peso elevado, elas continuam se vendo de forma diferente e não tomam nenhuma providência para emagrecer.

Isso pode ocorrer por diversos motivos, tendo origem no passado e podem se relacionar com crises emocionais, fazendo com que encarar a realidade seja difícil e a pessoa prefira continuar como está e evitar o sofrimento. Dessa forma, a pessoa opta por fugir de circunstâncias que a façam perceber a situação,mesmo ao se olhar de corpo inteiro no espelho, ver suas fotos ou ouvir comentários sobre seu corpo.

Dessa maneira, não há uma visão real de sua condição e o processo de emagrecimento fica cada vez mais difícil, sendo que o necessário seria encarar a realidade e buscar autoconfiança e aceitação. O grave é que frequentemente o paciente sequer percebe a distorção na auto imagem e não procura ajuda.

O que deve ser feito para vencer a intereferência negativa da auto imagem, quando já se perdeu alguns quilos ?

Para que a autoimagem não reflita negativamente no emagrecimento é necessário que ela seja realista. Se conscientizar do peso e do corpo que se tem é o ponto de partida para buscar a mudança necessária.

Em casos menos graves a psicoterapia e atividades físicas podem minimizar esta percepção errônea.  Além disso, a ajuda de profissionais de saúde especializados são essenciais para que o emagrecimento aconteça de forma saudável.

A busca pela autoconfiança é sempre um fator indispensável, além da aceitação de como realmente  se é e do cuidado que necessita, sem culpas ou críticas. É  necessário encarar a realidade de forma a saber o que é melhor para si, ir atrás dos objetivos e valorizar suas qualidades.

Agora que você pode conhecer um pouco mais sobre como é a influência da autoimagem em processo de emagrecimento, leia em nosso blog o artigo sobre obesidade e transtornos psiquiátricos e entenda sobre o assunto.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH