Diferenças entre intolerância a lactose e alergia ao leite.

Diferenças entre intolerância a lactose e  alergia ao leite.

Os sintomas gastrointestinais podem ser comuns às duas doenças, mas, ficam restritos ao sistema digestório na má absorção da lactose, enquanto na alergia, envolve ainda manifestações na pele e em todo organismo.

intolerância ou alergia ao leite ?

Ao diagnosticar entre diferenças entre intolerância a lactose e  alergia ao leite, é bom lembrar que a alergia costuma ocorrer (mas não é sempre assim) na introdução do leite de vaca.

Existem alguns exames como a dosagem da imunoglobulina E, hemograma, anticorpos para se detectar intolerancia ao gluten,que colaboram para o diagnóstico. Contudo, os resultados negativos não afastam tal hipótese.
Na intolerância à lactose, por sua vez, a exclusão do leite não deve ser indicada apenas com base no relato de sintomas para evitar uma diminuição desnecessária do aporte de cálcio na dieta e suas consequências, principalmente em relação aos ossos.
O melhor método para evidenciar a deficiência enzimática é a dosagem de lactase na mucosa duodenal. Por se tratar de um exame invasivo, como alternativo recomenda-se a prova oral de absorção de lactose, que mede indiretamente a capacidade de digestão desse açúcar usando a dosagem de glicemia antes e após a ingestão da substância.
Outros tipos de intolerância à lactose
Deficiência secundária de lactase – É causada por condições clínicas que provocam lesão e atrofia de vilosidades na mucosa do intestino delgado, como doença celíaca, doença de Crohn de intestino delgado e infecções intestinais. Com o tratamento da patologia de base e a recuperação da mucosa, o indivíduo retoma a capacidade de digerir a lactose.
Hipolactasia primária ou congênita – Bem rara, consiste em uma doença genética, autossômica recessiva, que se manifesta desde o nascimento com diarreia importante e acidose metabólica.