Dieta na flatulência



Dieta na flatulência

O que é?

É muito comum que os pacientes atribuam inúmeros sintomas a um excesso de gás no tubo digestivo. Na prática, contudo, não é tarefa fácil para o médico definir se os sintomas referidos são realmente secundários a uma produção excessiva de gás ou a uma dificuldade em sua eliminação. Essas queixas podem ser causadas por desordens funcionais como : síndrome da distensão funcional, dispepsia funcional, síndrome do intestino irritável ou constipação funcional. Em outros casos  a gênese do problema está associada a alterações orgânicas como a má absorção, a doença inflamatória intestinal ou mesmo a , intolerâncias alimentares.

mulher demonstrando desconforto abdominal
Dieta na flatulência

 

Sintomas

É frequente o relato de agravamento dos sintomas ao final do dia e após a ingestão de determinados alimentos. Os principais sintomas relacionados à presença de gases no tubo digestivo são eructações recorrentes, flatulência, distensão e dor abdominal.

Dieta

Alimentos que melhoram o quadro

Dieta na flatulência a produção do gás pode ser reduzida através da introdução de uma dieta composta por alimentos que forneçam o mínimo de substratos para as bactérias do colom intestinal incluindo proteínas (carne vermelha, frango, peixe e ovos), alguns carboidratos (pães sem glúten e arroz), além de algumas verduras, legumes e frutas (alface, tomate, cerejas e uvas).

Alimentos que pioram o quadro

Os alimentos contendo carboidratos não absorvíveis, teoricamente são capazes de aumentar a produção dos gases intestinais e devem ser evitados como: feijão, soja, brócolis, cebola, aipo, repolho, couve-flor, ervilhas, pepino, rabanete, cenoura, passas, bananas, fibras fermentáveis e amidos complexos como o trigo e batata. Muitos pacientes notam redução significativa na eliminação dos gases logo após o inicio dessa dieta, porém a sua aderência a longo prazo é difícil.

É importante que o portador desta patologia se preocupe em fazer o intestino funcionar com frequência. O ideal seria o diário. Para se conseguir isso beba água o suficiente para manter sua urina clara, faça alguma atividade física ( pode ser o andar) pelo menos 30 minutos por dia, e coma verduras e legumes para manter o bolo fecal funcionante. mais informação na dieta para obstipação intestinal.

Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066

www.drjoffre.com.br

Al Lorena 638 cj 91, jdim Paulista

11 3885 5066 e 11 99383 7780

@clinicadrjoffrenogueira

facebook.com/clinicadrjoffrenogueira

Youtube .com/joffrenogueirafilho

 

Recomendado para impedir a perda proteica durante dietas: Encontrei na amazon e gostei\:

Whey protein baunilha

https://amzn.to/3E3YMye

Kit para musculação até 20 kg

https://amzn.to/3UIQjXe

dr.joffre@uol.com.br

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH