Dicas de mastigação

mastigar lentamente aumenta a saciedade
dicas de mastigação

Dicas de mastigação

Vamos ver algumas Dicas de mastigação – A mastigação é muito importante para uma boa digestão, absorção e eliminação!

Normalmente comemos muito rápido por falta de tempo ou por hábito e deixamos de apreciar o sabor do alimento engolindo-o quase inteiro. Sem apreciar o sabor não temos o prazer de comer que é tão importante quanto nos nutrir.

Aproveite a hora da refeição conversando, depositando o talher no prato entre as bocadas, alongue sua refeição.

É na boca que existe a ação das primeiras células de defesa do nosso organismo como a IgA que proporciona uma melhor tolerância aos alimentos e neutralizam vírus, bactérias, agrotóxicos, toxinas…

Por que mastigar devagar?

Esquecemos também que na boca começa a digestão, onde o alimento é banhado por enzimas que muitas vezes não tem tempo de agir por não mastigarmos como deveríamos.

Nosso estômago não tem dentes e os alimentos que vão em pedaços ou quase inteiros parar nele ficam muito tempo ali para serem digeridos pelas enzimas. Isso causa fermentação aumentando os gases, tanto no estômago como no intestino, causando mal estar.

Além disso fica mais fácil termos azia, enjoo, refluxo…

Por que devagar?

Demora cerca de 40 minutos para nosso cérebro receber a mensagem de que estamos saciados, quando começamos a nos alimentar. Comer devagar emagrece. Se comermos rápido, sem mastigar direito, além de tudo mencionado acima, acabaremos comendo mais para nos sentirmos saciados. Mastigação adequada ajuda também na saciedade e no comer menos! Comer algo para saciar a fome meia hora antes do jantar com amigos  vai ajudar a ter menos fome.

Vamos mastigar?

Em qualquer refeição que fizer tenha o foco nela. Isso é o primeiro passo para a boa mastigação. Quando comemos pensando em outra coisa ou trabalhando no computador, vendo televisão… tiramos o foco da comida e isso é o primeiro passo para mastigarmos menos e comermos mais.

Então foco na alimentação. Mastigue muito bem até virar “papa” . Não há um numero de mastigadas certo pois alguns alimentos exigem mais atrito com os dentes como as carnes e outros rapidamente viram “papa” como macarrão e pães.

Preste atenção se o alimento já esta mastigado o suficiente, até ele estar como uma papinha de criança na boca. Pronto, hora de engolir.

Nesse processo além de sentir os sabores do alimento, temperos e aromas, você passa a ter mais saciedade e mais inteligência corporal da hora de parar de comer.

Seu estômago agradece a sua ajuda no trabalho excessivo que ele estava tendo, intestino funciona melhor, toxinas são mais facilmente eliminadas e você ainda come menos por se saciar melhor.

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH