Deficiência do hormônio de crescimento no adulto

A deficiência de hormônio de crescimento (GH- growth hormone) ocorre quando a hipófise interrompe a produção deste hormônio. Esta deficiência pode ser eficientemente tratada administrando-se este hormônio.

O GH estimula a produção de uma proteína (outro hormônio) pelo fígado que é o fator de crescimento semelhante à insulina (IGF1). Estes dois hormônios agem conjuntamente promovendo nas crianças o crescimento e têm no adulto, vários efeitos metabólicos, atuando em todo o organismo.

O quadro clinico no adulto pode variar dependendo de em que fase da vida apresentou-se esta deficiência.

Quais as causas da deficiência de produção do GH em adultos.

Muitas vezes a causa da deficiência de produção do hormônio pela hipófise se deve a um tumor nesta glândula ou de lesões provocadas por tratamentos sobre este órgão com cirurgias ou radioterapia. Irradiação em outros locais do cérebro podem, também, levar a este quadro, assim com leucemias, trauma cerebral grave, doenças autoimunes ou deficiência da irrigação sanguínea para esta glândula.

Algumas anormalidades genéticas também podem estar implicadas.

Em alguns casos não se identifica a causa e isto é chamado de causa idiopática, que é o nome que se dá quando não se sabe a razão do quadro estabelecido.

Quais os sinais e sintomas da deficiência do GH no adulto?

Adultos com deficiência de hormônio de crescimento podem ter uma ampla gama de sintomas. Dependendo da gravidade destes sintomas, podendo reduzir a capacidade das pessoas para funcionar socialmente e profissionalmente e isso pode diminuir drasticamente a qualidade de suas vidas. Estes sintomas incluem:

Diminuição na quantidade de massa muscular e força;

Aumento na quantidade de gordura no corpo (especialmente em torno da cintura);

Alteração na proporção das frações de colesterol ‘bom’ e ‘ruim’. Isso pode levar a um aumento do risco de doença cardíaca;

Osteoporose;

Baixos níveis de energia e diminuição de resistência;

Incapacidade de concentração e memória.

Diagnóstico

A deficiência de hormônio de crescimento nos adultos normalmente não é uma condição herdada. No entanto, existem algumas raras anomalias genéticas que podem causar deficiência de hormônio de crescimento, mas essas causas são raras e geralmente identificadas na infância.

O teste mais comum é o teste de tolerância à insulina. Isto envolve dar uma injeção de insulina ao paciente para diminuir o nível de açúcar no sangue. Durante esta reação de estresse, o corpo normalmente libera o hormônio do crescimento. A incapacidade de produzir uma quantidade adequada de hormônio do crescimento em resposta a este estresse é definida como a deficiência de hormônio de crescimento.

Tratamento

O tratamento com hormônio de crescimento é sempre injetável, em injeções subcutâneas.

A melhora é muito grande e rápida. Há diminuição da circunferência da cintura, melhora da massa muscular e da disposição entre outras mudanças favoráveis.

Só há benefícios neste tratamentoquando a dose e a indicação estiverem corretas.