Consequências da osteoporose: microfraturas e fraturas.

A diminuição  da densidade óssea é a expressão do enfraquecimento ósseo que pode ser a osteopenia ou a osteoporose.

Podemos dizer, portanto, que este processo leva o esqueleto há um risco maior de fraturas e a microfraturas. Além de causar dores, estes problemas podem gerar deformidades na coluna vertebral e dificultar a movimentação do corpo.

por eta razão é Importante fazer o diagnóstico antes do advento das fraturas. Este diagnostico deve ser feito pela densitometria óssea e pela  dosagem do CTX1.

O CTX1 é um  exame no sangue que  mede os niveis de uma proteina que deveria estar nos ossos. Assim sendo se ela estiver aumentad no sangue é sinal de perda ossea.

O primeiro sinal de osteoporose pode ser uma fratura!

Frequentemente fraturas na coluna em idosos com osteoporose podem decorrer de um trauma banal (descer um degrau de uma escada ou virar-se para traz bruscamente). Muitas vezes ocorre mesmo na ausência de traumas, quando o simples aumento de peso do indivíduo pode causar uma fratura dos ossos fragilizados pela doença.

Consequências das microfraturas e fraturas

As fraturas podem ser divididas em dois tipos:

As que causam dor aguda numa determinada área do corpo e as que causam dores de maior duração e não localizadas. Estas são as microfraturas, que costumam surgir principalmente na região lombar.

Esta é a razão pela qual se voce tem dor nas costas peça a seu médico que peça densitometria ossea ou raioX da coluna!

As microfraturas podem provocar uma série de problemas para a coluna vertebral e para todo o corpo.

Entre as possíveis consequências estão deformidades na coluna, anomalias na postura, diminuição da estatura. Além de dores intensas e sobrecarga nos músculos, ligamentos e articulações.

HÁ Tratamentos especificos de acordo com a gravidade do caso

É importante que o paciente que se saiba portador de osteopenia ou osteoporose faça consultas regulares para acompanhar o evoluir do problema.

Assim sendo, muitas vezes o paciente só fica sabendo que tem osteoporose por sofrer uma fratura.

É frequente que o paciente só fique sabendo da perda ossea quando em consultas por outro problema de saúde. E muitas vezes continua a não se tratar da perda ossea. Esta pode vir a ficar mais grave do que a queixa que o levou ao profissional que fez o diagnóstico da perda ossea.

Quando o diagnóstico é precoce

A grande maioria dos casos responde com tratamentos conservadores. Temos de lemnrar que quadros dolorosos que não são tratados, podem evoluir, para necessidade de tratamentos cirúrgicos com ortopedistas.

Fotos do osso normal e do osso com osteoporose
Consequências da osteoporose: microfraturas e fraturas.

A osteoporose é uma doença osteometabólica, caracterizada por diminuição progressiva da massa óssea. Por assim dizer com modificações na arquitetura do osso, levando à diminuição da resistência óssea e a um maior risco de fraturas.

Assim vale lembrar que ocorre  reabsorção óssea, decorrente de uma atividade osteoclástica (a célula encarregada de destruir o osso envelhecido) acelerada – que é a osteoporose pós-menopausa, geralmente apresentada por mulheres mais jovens, a partir dos 50 anos. Ha perda de osso pós menopausa chega ha 3 kg por ano.

Por outro lado a  osteoporose senil funciona da seguinte forma: Há reabsorção óssea normal ou ligeiramente aumentada, associada a uma atividade osteoblástica (célula encarregada de formação de osso novo) diminuída, com formação óssea reduzida – É desta forma que ocorrre a osteoporose senil. Tambem chamada de involução, mais frequente nas mulheres e homens, a partir dos 70 anos.

A diminuição da massa muscular tambem tem um efeito determinante.

veja neste site sobre a perda muscular pela idade-sarcopenia.   https://www.drjoffre.com.br/perda-muscular-sarcopenia/

Isto quer dizer que quando a mulher entra na menopausa, pelo balanço hormonal ela começa a absorver menos o cálcio da alimentação e diminui, também,  a sua capacidade de incorporar o cálcio no tecido proteico ósseo.

outros fatores

Existem outros fatores associados à osteoporose, como o sedentarismo, a alimentação com pouco cálcio, a falta de vitamina D (tomar pouco sol). Tudo isso colabora para a diminuição da densidade do osso

Dr. Joffre Nogueira Filho 3885 5066

Al Lorena,638 cj91