conheca-as-principais-doencas-da-tireoide-seus-sintomas-e-tratamentos.

Conheça as principais doenças da tireóide, seus sintomas e tratamentos

A tireoide é uma glândula pequena, em formato de borboleta no pescoço, que secreta os hormônios tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3). Como esses hormônios são responsáveis por estimular o metabolismo e o funcionamento celular em todo o organismo, pode-se dizer que é a tireoide que dita o ritmo de atividade dos nossos órgãos.

Conheça as principais doenças da tireóide, seus sintomas e tratamentos

Assim, devido à sua grande importância, qualquer alteração na função tireoidiana pode gerar sintomas e demandar um tratamento. Mas afinal, quais são as principais doenças da tireóide? Quais os sintomas que cada uma delas causa? Como tratá-las? Vamos responder todas essas dúvidas no post, confira!

Hipotireoidismo

O Hipotireoidismo ocorre quando a tireoide produz menos hormônios do que o normal. Desse modo, o metabolismo fica lento. Geralmente, a doença é consequência de uma doença autoimune, denominada de tireoidite de Hashimoto. Mulheres e idosos são os grupos mais afetados por essa doença.

• cansaço;
  • indisposição;
  • constipação intestinal;
  • sensação de frio;
  • depressão;
  • inchaço;
  • frequência cardíaca baixa;
  • pensamento lentificado;
  • pele fria e seca;
  • ciclo menstrual irregular;
  • queda de cabelos.

Tratamento

O principal tratamento do hipotireoidismo é a reposição do hormônio da tireoide na forma de comprimidos, sendo necessário fazer pequenos ajustes na dose até que os sintomas e os exames laboratoriais entrem em equilíbrio. Como a causa da doença não é tratada, a maioria dos pacientes fazem uso dessa medicação pelo resto da vida.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo se caracteriza por um excesso de produção hormonal pela tireoide. O quadro mais comum é provocado pela doença de Graves, uma doença autoimune comumente diagnosticada em mulheres jovens. utra fora é quando um nódulo tireoidiano passa a produzir o hormônio autonomamente, sem controle da hipofise.

• nervosismo e ansiedade;
  • insônia;
  • frequência cardíaca alta e palpitações;
  • fraqueza muscular;
  • sensação de calor;
  • suor excessivo;
  • perda de peso;
  • evacuações frequentes ou diarreia;
  • mãos trêmulas;
  • ciclo menstrual irregular;
  • protusão do globo ocular;
  • pele quente e úmida.
  • aumento do apetite

Tratamento

Muitas vezes, o tratamento do hipertireoidismo é feito com medicamentos que diminuem a produção de hormônios tireoidianos como o metimazol e o propiltiouracil. Em alguns casos este tratamento pode resolver. Em outros casos, no entanto, é necessário destruir parte da tireoide com iodo radioativo ou remover essa glândula cirurgicamente, o que pode provocar hipotireoidismo.

Para controles dos sintomas, é possível utilizar também beta-bloqueadores (como o atenolol e o propanolol), que reduzem a frequência cardíaca, o tremor das mãos e a ansiedade.

Bócio

O nome bócio descreve um achado no exame físico caracterizado por um aumento do volume da tireoide. Embora não chegue a determinar uma doença específica, classicamente, o bócio ocorre devido à deficiência de iodo, matéria-prima dos hormônios tireoidianos, mas também pode ocorrer devido a tireoidite de Hashimoto, doença de Graves, bócio multinodular tóxico, cistos ou câncer.

• aumento da região do pescoço;
  • presença de múltiplos nódulos na região da tireoide;
  • dificuldade para engolir ou respirar;
  • sintomas de hipotireoidismo ou hipertireoidismo, dependendo da causa do bócio.

Tratamento

O tratamento do bócio varia de acordo com a causa e os sintomas e seu volume. Frequentemente inclui o uso de levotiroxina e iodo radioativo, com o objetivo de restaurar a função tireoidiana ao normal. Contudo, quando o bócio é grande ou maligno, pode ser necessário realizar uma cirurgia para retirada do tecido em excesso.

Gostou do nosso post sobre as principais doenças da tireóide? Curta a nossa página do Facebook e fique por dentro das próximas novidades do blog!

dr.Joffre 3885 5066

rua batatais, 524, Jdim Pta, SP