Confira 3 problemas causados pela gordura localizada

Confira 3 problemas causados pela gordura localizada

conheça os métodos modernos para tratar a gordura localizada
conheça os malefícios que o excesso de peso pode causar a voce.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a obesidade cresceu 60% em dez anos no Brasil. Considerada uma doença, a taxa de crescimento de obesos, entre os anos de 2006 e 2016, passou de 11,8% para 18,9%.

Existe o mito de que só a gordura acumulada no abdômen é séria e confere maior risco à saúde. Na verdade, ter excesso de gordura corporal, seja em qual parte do corpo for, é uma ameaça e serve de alerta para o desenvolvimento de diversas doenças metabólicas e cardiovasculares. Os indesejáveis “pneuzinhos” na circunferência da cintura e no quadril, conforme estudo da Universidade de Cambridge, trazem riscos muito parecidos.

Por isso, no artigo de hoje, apontamos o que é gordura localizada e quais são os principais problemas causados por ela. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é gordura localizada?

A gordura localizada, ou lipodistrofia, é o acúmulo de gordura em determinadas partes do corpo. As áreas nas quais ela pode estar distribuída varia de pessoa para pessoa. O índice de gordura de um indivíduo depende de vários elementos que podem estar relacionados a fatores genéticos e tipo de alimentação. Outros indutores desse problema podem estar em causas externas como má postura, sedentarismo ou compulsão alimentar.

A gordura localizada se distribui igual no homem e na mulher?

Os depósitos de gordura localizada na região abdominal, nos quadris (o popular culote) e nas coxas são os mais difíceis de serem corrigidos com dietas ou exercícios. Nessas áreas, devido às questões hormonais relacionadas ao sexo, a distribuição de gordura acontece de forma diferente no homem e na mulher.

As alterações hormonais ocorridas com a mulher ao longo da vida impulsionam a duplicação de células gordurosas. Entre as fases, estão:

  • puberdade — nesta etapa ocorre uma indução da duplicação das células de gordura sobre abdômen, quadril, coxas, joelhos e mamas, sendo que a variação depende da carga genética;
  • gravidez — neste período a mulher pode engordar bastante e acabar acumulando sobrepeso. Isso estimula as células de gorduras, agravando o quadro;
  • idade — com o tempo, se não houver um cuidado com o peso corporal, o volume de gordura aumenta e se concentra em depósitos localizados principalmente no abdomen.

Já entre os homens há uma menor incidência do acúmulo de gordura localizada. Quando ocorre, em geral, ela se localiza na região abdominal e apresenta forte ligação com as doenças cardiovasculares.

Quais são os principais riscos envolvendo a gordura localizada?

1. Saúde metabólica

Normalmente, a gordura abdominal está associada a dificuldades de metabolismo. Ela existe de duas formas: a subcutânea, localizada na frente dos músculos abdominais, e a visceral, encontrada entre as alças intestinais e os órgãos internos como o fígado. Pode provocar resistência à insulina e diabetes tipo 2.

2. Saúde sexual

No homem, a gordura localizada na barriga pode afetar a saúde sexual. A redução dos níveis de testosterona, provocada pela gordura nesta localização, gera um desequilíbrio hormonal e risco para o aparecimento de problemas como a impotência sexual ou diminuição da libido.

3. Saúde do coração

Como já foi dito, a distribuição da gordura no abdômen é um grande fator de risco. Entre as doenças associadas à saúde do coração estão: colesterol, fumo, sedentarismo, obesidade, diabetes e hipertensão.

Como medir a gordura localizada?

Se você está na dúvida, faça o teste: meça a circunferência abdominal com uma fita métrica, posicionando-a entre o limite inferior das costelas e o limite superior do quadril. Relaxe o abdômen e, no momento de medir, expire. Se a medida ultrapassar 88 cm para mulheres e 102 cm para homens é porque existe risco.

Qual o melhor tratamento?

A abordagem mais eficaz para os problemas de gordura localizada é a mudança do estilo de vida para uma perda de peso. Mas se você já apresenta alguma das doenças citadas, há a necessidade de um tratamento diferente para cada problema. Em todos os casos, você vai precisar da ajuda de um profissional.

Hoje já existe varias abordagens que são eficientes para diminuir a gordura localizada . Mais de 100 000 0000 de americanos ja se utilizaram destes métodos que tem substituido a lipoaspiração.

Então, gostou das informações sobre gordura localizada? Aproveite, compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais e ajude-os a também ficarem por dentro do assunto.

Dr.Joffre 3885 5066

 

Sobre o Autor

Deixe um comentário

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH