Compulsão alimentar não é sua culpa – procure ajuda

Compulsão alimentar não é sua culpa -procure ajuda

A compulsão alimentar é uma das causas mais importantes do sobrepeso .  Este problema acomete a maioria das pessoas em todo o mundo. E não é sua culpa é doença neurológica/psiquiátrica. Estes distúrbios são tratados por endocrinologista pois seu principal sintoma é a obesidade.

Obesidade é mais que uma doença, é uma síndrome, um conjunto de sinais e sintomas com diversas causas.

complsão alimetar é responsavel por até 30 % do sobrepeso
Compulsão alimentar não é sua culpa – procure ajuda

As causas mais “faladas” da obesidade são: a diminuição da atividade física e o aumento da ingestão calórica.  Mas não são, na minha opinião, as causas mais frequentes.

Todo mundo sabe disso e vive tentando comer menos e gastar mais calorias. Por que raras vezes se atingem essa meta? Ninguem consegue comer menos do que o corpo necessita – para que ele utilize as “reservas” de alimentos, por muito tempo.

Isto seria viver todo o tempo sentindo fome!!!!

Causas que aumentam o apetite após o ganho dos primeiros quilos

Há causas hormonais como o excesso de insulina que frequentemente ocorre causado pelo excesso de peso.- Quer dizer que você engorda uns poucos quilos e seu organismo passa a produzir em excesso, um hormônio, a insulina que faz você continuar engordando.

Fato semelhante ocorre com os níveis de vitamina D3. O maior deposito desta vitamina é o tecido gorduroso. Quer dizer, você engorda um pouco, a vitamina D é retirada do sangue e vai para a gordura. Isto ocasiona uma baixa desta vitamina no sangue (porque ela esta armazenada na gordura) levam você a engordar ainda mais. Este fenômeno cria um circulo vicioso.

Há ainda varias causas hormonais e metabólicas que podem impedir você de atingir seu peso.

Portanto o que acontece com a vitamina D3 e com a insulina são exemplos de adaptações que o seu corpo sofre após engordar.São doenças adquiridas pelo ganho de peso, que faz você engordar cada vez mais.

Quando o culpado é o sistema nervoso

O sistema nervoso é um grande vilão em relação a manutenção do peso pretendido. Existem:

A Síndrome do Comer Noturno que faz com que a maior parte da alimentação ocorra após as 17 horas, apresente também sono intranquilo e ausência do apetite pela manhã. É um distúrbio que está relacionada a produção alterada dos hormônios melatonina e da leptina. Medicamentos específicos, prescritos pelo endocrinologista dão excelentes resultados.

Há ainda quadros neuro /endocrino como  o Transtorno Compulsivo Alimentar que se caracteriza por: episódios nos quais há a impressão de que não se consegue parar de comer, em que o paciente come grandes quantidades as vezes até sentir se mal de tanto comer e nem assim consegue interromper a alimentação. Outro sinal frequente é que a pessoa percebe que o volume que come é tão grande  e por se envergonhar dele, só tem estes “ataques” sozinha.

Estes quadros estão descritos há muitos anos e tem solução medicamentosa e comportamental.

Muitas vezes o comer a mais ou errado é consequências de distúrbios hormonais, distúrbios psicológicos e neurológicos.
Não conseguir fazer atividade física também é influenciada pela genética assim como não perder peso mesmo com a atividade física.

Quem é compulsivo por outras “coisas” como horário, comprar, etc também tem mais dificuldades em perder peso.

Quando a causa é “temperamento”.

Muitas vezes características do humor, do “temperamento”, da personalidade, são as causas que dificultam a manutenção da persistência, coerência, ou da “força de vontade” no tratamento da obesidade. Ansiedade, preocupação excessiva, mau humor podem fazer o tratamento ser interrompido e creia há medicamentos para estes traços de personalidade que lhe fazem infeliz e gordo.

A depressão ou mesmo sua prima “mais leve” a melancolia, são responsáveis pela interrupção de inúmeros tratamentos. Esta é a explicação do abandono da dieta, pela “briga com o namorado” ou por “falta de força de vontade”, etc. Estas “alterações” são passiveis de tratamento medicamentoso.

Muitas vezes estes desequilíbrios só se evidenciam após a perda de alguns quilos e podem ser a razão de sempre se interromper o tratamento em um mesmo peso.

É por este motivo que o tratamento do sobre peso deve ser conduzido por profissional que esteja habilitado em avaliar o consumo alimentar, o dispêndio energético o perfil hormonal, os quadros neurológicos, as nuances emocionais e comportamentais.

Perceba que mulheres que são inteligentes para sua vida acadêmica ou profissional. Persistentes e habilidosas para acomodar os horários dos filhos com inúmeras atividades (inglês, natação, “fono”, etc.). Muitas vezes não conseguem exercer estas qualidades no controle do peso.

A demonstração da capacidade de organizar as tarefas complexas de uma casa são provas evidente de que não é falta de inteligencia, ou persistência ou coerência e força de vontade que as impede de controlar seu peso.

É frequente é que um quadro de ganho de peso tenha um pouco de cada um destes “temperos” que fazem à obesidade tão difícil de ser bem tratada se o profissional quer preservar o respeito à inteligência do paciente.

Veja mais nas: causas da obesidade neste site.

Dr. Joffre Nogueira Filho 3885 5066

E-mail dr.joffre@uol.com.br