Carta aberta aos diabéticos. O por que de um endocrinologista

Meu Amigo(a)

Se você é portador de Diabetes saiba que é uma doença, que se bem cuidada permite uma vida sem complicações. Para isso você tem de tratar alem da glicemia , a hipertensão e o aumento do colesterol.

A endocrinologia é a unica especialidade médica que tem treinamento para tratar sua glicemia, pressão alta e aumento do colesterol sem que um medicamento tenha ação deletéria sobre os demais componentes da sua saúde.

carta aberta aos diabéticos
carta aberta aos diabéticos.O por que de um endocrinologista

Existem medicações modernas que além de normalizarem a glicemia ajudam a baixar o peso, baixam o colesterol, equilibram a pressão arterial e previnem doenças circulatórias que afetam as extremidades, os rins, o cérebro e o coração.

Há medicações , hoje, que diminuem o risco de infarto e derrame, protegem o rim , ao mesmo tempo que controlam a glicemia.

Absolutamente todos os orgão são agredidos quando a sua glicemia e a sua hemoglobina glicada ( que mostra a media da sua glicemia minuto a minuto,24 horas ,por 3 meses) não estão nos níveis normais.

Existem e infelizmente ainda são utilizados medicamentos que aumentam o ganho de peso e alguns são ruins para o coração.

Ha medicamentos para baixar a pressão que colaboram para prejudicar o diabetes e ajudam a engordar.

Ao perder peso o manejo da pressão arterial e do colesterol também ficam mais fáceis. Há medicações que baixam a pressão, mas são ruins para o diabetes e aumentam o peso – só um endocrinologista atualizado no tratamento do diabetes tem condição de ponderar todos estes fatos para escolher o melhor medicamento para voce.

Não se esqueça de que o diabetes é uma doença insidiosa acometendo todos os órgãos e pode levar a complicações serias. O acometimento que ela faz no o sistema circulatório compromete além do rim, a retina, a circulação cerebral, cardíaca e a vitalidade e função dos nervos periféricos.

Esta é a razão pela qual você deve ser  examinado rotineiramente por um endocrinologista. Há quanto tempo a sensação vibratória nos seus pés e o pulso nos seus membros inferiores não são avaliados?  – Há quanto tempo isto não é verificado?

Faz muito tempo que você não passa em consulta?

Tem ido anualmente ao oftalmologista?

Marque hoje mesmo – não continue assumindo riscos!

Cordialmente

Dr. Joffre Nogueira Filho

Pós-graduado em diabetes e risco cardiovascular