CANCER E OBESIDADE

drjoffre

CANCER E OBESIDADE

Além dos inúmeros malefícios para a saúde e para a autoestima está bem provado que a obesidade aumenta a frequência de canceres.

Cancer e obesidade – A chance de um obeso ter câncer é 30 % maior do que no individuo com peso normal. Os canceres mais frequentes nos obesos são os de mama, endométrio, ovários, cólon, rins, fígado, pâncreas, vesicular biliar e neoplasias relacionadas com o sistema deformação do sangue (por exemplo, os sarcomas).

Outra agravante é que o prognóstico e a evolução são agravados pela obesidade se relacionando com menor resposta terapêutica e maior probabilidade de recidivas.

Dieta

Há fatores na dieta do obeso que favorecem este mau prognóstico dos tumores. Mas há também, fatores hormonais como o aumento de fatores de crescimento dos tumores, níveis mais altos da insulina, da leptina e de hormônios femininos. Tudo isso refoça a correlação entre cancer e obesidade.

Além disso, a obesidade confere ao organismo um estado “pró-inflamatório” – um estado de inflamação sub clinico (que não dá sintomas) que estimula as células tumorais.

Predisposição

Existe ainda o que se chama de células progenitoras adiposas que estão em maior numero nos obesos, e que podem funcionar como células que ajudam a alimentar as células cancerosas.

Esta é a razão pela qual o emagrecimento funciona como uma defesa para o câncer não surgir e modernamente tem se instituído o tratamento par emagrecer como uma das armas no tratamento do câncer já instalado.

www.drjoffre.com.br