Botox elimina as rugas dinamicas

 Botox elimina as rugas dinâmicas

Botox é o tratamento mais eficaz e rápido para atenuar as rugas.

antes e depois
antes e depois

, é um dos nomes comerciais mais conhecidos da toxina botulínica que é um produto que paralisa a função muscular eliminando as rugas.

1) Mecanismos de ação

A ação da toxina botulínica é paralisar os músculos que causam as rugas dinâmicas. Rugas dinâmicas são aquelas que aparecem quando você contrai a musculatura para sorrir, franzir a testa, etc. e são provocadas por vícios de expressão. As rugas estáticas são aquela que estão presentes mesmo quando a musculatura do rosto está em repouso. O Botox ameniza também as rugas estáticas.

2) Botox versus outros procedimentos

Botox é o tratamento mais eficaz e rápido para atenuar as rugas. Os outros métodos estimulam o colágeno, as fibras elásticas e a renovação celular, tendo menor resultado e com os efeitos aparecendo muito mais lentamente. Outra vantagem do Botox sobre os demais procedimentos anti-sinais é a ação preventiva. Ao paralisar a musculatura que causam as rugas dinâmicas, previne o aparecimento de novas marcas da idade e a piora das já instaladas, pois retarda o tempo que esses sinais de expressão levariam para se tornar uma ruga estática.

3) Contraindicação

Não pode fazer uso da toxina botulínica as gestantes, mães que amamentam, pessoas com doenças autoimunes (em que anticorpos atacam células sadias do corpo), com doenças neurológicas que afetem os músculos; alérgicos à proteína do ovo e que estejam fazendo uso de medicamentos com aminoglicosídeo.

4) Riscos e desvantagens

Os riscos são praticamente consequências de erro de técnica como superdosagens ou no musculo “errado”. Com profissionais adequadamente treinados a incidência destes problemas é extremamente raro. Quando mal aplicado pode provocar o efeito máscara, que não é natural e ninguém quer.

5) Regiões que podem ser tratadas

Pessoas mais expressivas, ao falar, produzem verdadeiras mímicas, ficando com o tempo, com a pele cheia de rugas por conta desse hábito. Sendo assim, as regiões do rosto mais beneficiadas com a aplicação são as rugas da testa, glabela (entre as sobrancelhas), pés de galinha e qualquer ruga que se forme na região dos olhos. Modernamente temos conseguido bons resultados também, na área do pescoço, e excelente na hiperhidrose que é o fenômeno do paciente ter uma sudorese excessiva, mais frequentemente nas axilas, causando desconforto e constrangimento social.

6) Envelhecimento avançado

As peles muito envelhecidas geralmente apresentam um grau de flacidez alto, sendo assim a ação do Botox pode agravar a aparência de flacidez por agir nos músculos que dão sustentação a pele. Por este motivo é que cada caso deve ser estudado com cuidado. Mas de modo geral a toxina age satisfatoriamente, nos casos mais suaves e intermediários, de maneira preventiva; nos mais avançados atenuando as rugas estáticas já instaladas e prevenindo a formação de novas, assim como a melhora do aspecto geral da pele e do semblante como um todo.

7) Aplicações e resistência ao efeito

Como o Botox tem efeito temporário é comum que os pacientes repitam a dose. Não há regra, cada organismo reage de um jeito, mas pode-se dizer que as aplicações geralmente são feitas de quatro e seis meses depois da última sessão. E sempre com indicação médica. Habitualmente a repetição frequentemente leva a um “enfraquecimento” dos músculos paralisados e a necessidade de doses menores e mais espaçadas. Em alguns pacientes a formação de anticorpos produz um efeito contrario fazendo-se necessário a aplicação de doses maiores e intervalos mais curtos.

8) Expressão facial: natural x engessada

O grande conflito de quem quer experimentar o Botox é a questão da naturalidade, de manter a expressão espontânea, sem ficar parecendo uma máscara. Este efeito de ‘mascara”, ocorre quando as doses são exageradas e as áreas demarcadas para aplicação não são corretas. O objetivo é eliminar a ruga, não a expressão do paciente. E as doses devem ser calculadas para que se mantenha a naturalidade da expressão. O semblante natural indica que o médico fez o trabalho corretamente.

DR Joffre    3885 5066

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH