Biotipo e tipos de corpo: como a gordura afeta cada um

Biotipo e tipos de corpo: como a gordura afeta cada um

Casl de meia idade correndo
Biotipo e tipos de corpo: como a gordura nos afeta

Biotipo e tipos de corpo: como a gordura afeta cada um. Ao andar pelas ruas, é possível observar a grande variedade de formas do corpo humano. Cada indivíduo possui uma combinação de altura e peso específica e apresenta um padrão típico de distribuição de gordura que ajuda a determinar suas curvas.

Todas essas variações, no entanto, podem influenciar quais doenças a pessoa vai desenvolver ao longo da vida e como o organismo responde a dietas e à prática de exercícios físicos, por exemplo.

Quer descobrir quais os diferentes tipos de corpo e como isso influencia sua saúde? É só conferir o restante do nosso post!

Como o corpo pode ser categorizado?

A estrutura corporal costuma ser classificada de acordo com dois sistemas diferentes. O primeiro sistema envolve apenas a distribuição da gordura e as medidas do quadril, da cintura e do ombro e classifica as pessoas de acordo com sua forma.

Já o segundo é um pouco mais complexo e envolve o metabolismo basal, a constituição dos ossos, a tendência a acumular gorduras e o ganho de massa muscular para determinar o biotipo do corpo.

Quais são os tipos de corpo?

A classificação dos tipos de corpo é a mais utilizada pela população e serve tanto para uma análise médica da estrutura corporal quanto para a determinação das peças de roupa que mais valorizam o indivíduo. Por meio da comparação entre as medidas da cintura, dos ombros e do quadril, cada pessoa pode ser classificada nos seguintes tipos de corpo:

Ampulheta (ou violão)

A gordura se distribui bem pelo corpo. Os ombros e os quadris possuem praticamente a mesma medida, enquanto a cintura é mais fina e acentuada.

Triângulo (ou pêra)

É o tipo de corpo mais comum entre as mulheres brasileiras. Se constitui de um quadril largo, no qual a gordura se concentra, e de ombros e de cintura finos.

Triângulo invertido

Os ombros e as costas são mais largos, acompanhados de um quadril bem fino e de uma cintura pequena e pouco delimitada. A gordura costuma se acumular mais nos braços, no tórax e nas costas.

Retângulo (ou reto)

Os ombros, a cintura e o quadril possuem praticamente a mesma medida, fazendo com que o corpo não apresente muitas curvas. A #gordura pode se distribuir bem pelo corpo ou ficar localizada na parte inferior da barriga.

Oval (ou maçã)

A cintura é a parte mais larga e destacada do corpo, sendo geralmente associada a um maior acúmulo de gordura abdominal e à obesidade. Devido a isso, o corpo oval é o mais relacionado a doenças cardiovasculares como hipertensão, infarto e derrame.

Quais os biotipos de corpo?

A classificação de biotipos envolve características internas e externas do corpo e costuma ser usada para o planejamento de treinos e dietas na academia.

Endomorfo

Geralmente é associado a uma quantidade maior de gordura corporal, ossos largos, rosto redondo e quadris e coxas grandes. O biotipo endomorfo, embora tenha facilidade para ganhar massa muscular, também está ligado a dificuldade em perder peso, sobrepeso e diabetes.

Mesomorfo

De corpo atlético, o indivíduo mesomorfo é magro e tem facilidade em ganhar massa muscular. A cintura é estreita, os ombros são largos e as maçãs do rosto, proeminentes. O metabolismo é rápido e a musculatura bem definida.

O acúmulo de gordura depende diretamente do equilíbrio entre os alimentos consumidos e o gasto energético diário.

Ectomorfo

Apresenta baixo nível de gordura corporal, com corpo fino e ossos estreitos em todo o corpo. O rosto é triangular com feições nítidas. O indivíduo ectomorfo tem grande facilidade em perder peso e se manter magro, mas não costuma ganhar muita massa muscular.

Então, agora que você já conhece os tipos de corpo, é possível entender melhor como o seu próprio corpo funciona. Mas, se mesmo assim, você ainda ficou com alguma dúvida em relação ao conteúdo apresentado, deixe um comentário abaixo!

Você sabia que há causas da obesidade que não dependem apenas da alimentação? Baixe o Ebook grátis e conheça.

Joffre Nogueira FIlho

you tube/joffrenogueirafiho

@clinicadrjoffrenogueira

facebook.com/clinicadrjoffrenogueira

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

2 Comments

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH