As estações têm uma influência decisiva na saúde

Já faz algum tempo que os médicos sabem que algumas doenças têm maior probabilidade de surgimento nos meses de inverno e quando ocorrem são mais graves nesta estação. Um estudo britânico publicado agora explica por que isso ocorre. Os gens são “mecanismos” que instruem nosso organismo para produzir proteínas que tem varias funções no nosso organismo. E há alterações nas funções dos gens de acordo com a estação do ano, impactando assim o sistema imune, o sangue e até mesmo o tecido adiposo.

Uma equipe de pesquisadores sob a liderança da Universidade de Cambridge analisou amostras de sangue e de tecido adiposo de mais de 16.000 pessoas. Os sujeitos do estudo vieram do hemisfério norte e do hemisfério sul (Reino Unido, EUA, Islândia, Austrália e Gâmbia).

O estudo mostrou que quase um quarto da expressão genética (que é a forma pelo qual age o gen) dos genes testados – variavam de acordo com o período do ano. Alguns genes são mais ativos no inverno, outros no verão. Aliados à alteração da expressão genética, também mudam as células imunológicas, a composição do sangue e o tecido adiposo.

Foi impressionante, em especial, a atividade de um gene especifico, o qual foi mais ativo no verão do que no inverno. Em estudos com camundongos, este gen tem um efeito anti-inflamatório. Convertido para os humanos, isso indicaria que os níveis de inflamação são maiores no inverno o que, por sua vez, explicaria por que tantas doenças se tornam um problema maior durante os meses do inverno.

Os cientistas também descobriram que até mesmo a resposta imunológica a vacinas parece variar de acordo com a estação do ano. Alguns genes fundamentais para a resposta imunológica são mais ativos no inverno, provavelmente devido à resistência contra as bactérias na circulação. Portanto, a vacinação neste período do ano pode ser benéfica, concluíram os pesquisadores.

No Gâmbia, a variação sazonal está relacionada ao período de chuvas entre junho e outubro, período no qual um número especialmente maior de doenças contagiosas são mais predominantes.

O mecanismo por trás da atividade sazonal ainda não está evidente, disseram os pesquisadores. Contudo, estímulos externos, como a luz do dia ou a temperatura ambiente e, por conseguinte, os ciclos de produção dos hormônios, que são influenciados por estes fatores, podem estar implicados.

Tais achados podem não somente mudar o tratamento de várias doenças, como também o planejamento dos estudos científicos.

As estações têm uma influência decisiva na saúde