Apneia do sono contribui para o Alzheimer

apneia do sono favorece o Alzheimer
Apneia do sono contribui para o Alzheimer, proteja se desta doença.

Como não há tratamento eficaz para a doença de Alzheimer todos os esforços para evita-la são bem vindos. Entre eles este estudo italiano publicado por cientistas da Università Politecnica delle Marche, em Ancona no “Journal of Alzheimer’s Disease”.

De acordo com pesquisadores italianos, a síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS) pode ser um dos fatores, que provoquem a doença de Alzheimer .

Eles observaram que um número significativo de pacientes com Alzheimer também sofrem de apneia obstrutiva do sono e a explicação seria que paradas da respiração durante o sono alteraria o fluxo sanguíneo cerebral que, por sua vez, promoveria a instalação e a progressão do declínio cognitivo. Os pesquisadores acreditam que o diagnóstico precoce da síndrome da apneia no sono e seu tratamento podem prevenir efeitos negativos no fluxo sanguíneo cerebral e consequentemente, danos irreversíveis.

A Apneia do sono contribui para o Alzheimer e para a obesidade e esta é causa frequente da apneia obstrutiva.

Ainda não está claro se prevenir a apneia do sono nos primeiros estágios do Alzheimer reduziria sua progressão. Um cuidado que se recomenda são que os familiares de portadores desta demência pesquise se são portadores de distúrbios obstrutivo das vias aereas durante o sono e procurem ajuda médica.

dr. Joffre 3885 5066