Ácido fólico com anti-hipertensivos reduz AVC

No Brasil costumamos dosar o ac. Fólico no sangue dos pacientes com bastante frequência. Interessante trabalho, na China, veio corrobora esta pratica.

A hipertensão é a principal causa de AVC em todo o mundo. Na China, estima-se que 300 milhões de pessoas tenham hipertensão, o que eleva o risco de AVC. E em boa parte da população chinesa, os níveis sanguíneos de ac. Fólico, uma das vitamina do complexo B, é reduzida.

Um novo estudo comparou se a suplementação com ácido fólico, combinada com uma medicação anti-hipertensiva, reduziria o risco de desenvolvimento de um primeiro AVC.

Metade de 20 702 pacientes com pressão alta recebeu o ac. fólico juntamente com a medicação para controlar a pressão alta enquanto a outra metade tomou só os anti- hipertensivos.

Este estudo mostrou que os pacientes que tomavam o anti-hipertensivo e o ac. fólico apresentaram, em comparação com o grupo que tomou somente o anti- hipertensivo, uma redução significativa do risco do primeiro AVC isquêmico contra o grupo do anti-hipertensivo isolado. O grupo que recebeu também o ac. fólico apresentou menos Infarto do miocárdio e menos morte por doenças cardiovasculares. Não houve diferenças na frequência dos AVC hemorrágicos.

Não houve diferenças significativas entre os dois grupos de tratamento em termos da frequência dos eventos adversos.

Conclusões e relevância Entre adultos com hipertensão na China sem histórico de AVC ou IM, o uso combinado de anti-hipertensivo e ácido fólico, em comparação com o antihipertensivo sozinho, reduziu significativamente o risco de um primeiro AVC. Esses achados são consistentes com os benefícios do uso do folato entre adultos com hipertensão e baixos níveis de folato no plasma.

Ácido fólico com anti-hipertensivos reduz AVC