junho 2016 - Dr Joffre

Diferenças entre os portadores de excesso de peso

Devemos tratar o excesso de peso individualmente e não como se todos fossem iguais !!

Força de vontade???

O excesso de peso, sobrepeso ou obesidade são tão diferentes quanto às pessoas. O excesso de peso é uma doença crônica,

Por que engordamos após termos perdido peso?

Embora a perda de peso geralmente possa ser conseguida através de dieta restritiva e/ou aumento da atividade física, a esmagadora maioria das pessoas recupera no médio prazo o peso que perdeu.

Um trabalho que comparou resultados de vários estudos concluiu que 4,5 anos depois de completar um programa de perda de peso,

Nem só de Cálcio e Vitamina D vivem os ossos

Ossos robustos e flexíveis foram essenciais à adaptação dos vertebrados à vida terrestre. Além da resiliência à locomoção contra a gravidade, o esqueleto constitui um reservatório de cálcio a ser mobilizado conforme as necessidades do organismo mas nem só de cálcio e vitamina D vivem os ossos.

REMÉDIO VENCIDO – O QUE FAZER, FAZ MAL?

REMÉDIO VENCIDO – O QUE FAZER,FAZ MAL?

Quase todo mundo tem um estoque de medicamentos ema casa, Nem sempre é intencional. Muitas vezes são sobras de tratamentos feitos, outras vezes é uma prevenção para uma dor de cabeça ou uma insônia etc. muitas vezes o acesso, ter à mão um analgésico, um antitérmico ou um antiácido pode representar uma solução rápida para alívio da dor e do mal-estar.

Hipercolesterolemia familiar é frequente, grave e de fácil tratamento.

Por Joffre Nogueira Filho

A hipercolesterolemia familiar, que se estima afetar 14 a 34 milhões de pessoas em todo o mundo, frequentemente não é diagnosticada e nem tratada.

A Hipercolesterolemia familiar é frequente, grave e de fácil tratamento, mas quem tem colesterol aumentado deve sugerir aos seus familiares que verifiquem se não são portadores desta patologia.

Exercício – Antes tarde do que nunca

Por Joffre Nogueira Filho

Exercício- antes tarde do que nunca –

Prescrevemos exercício no tratamento da obesidade, hipertensão, diabetes mas mesmo para quem tem saúde a atividade física promove grandes benefícios. Vamos divulgar este conhecimento.

Para o exercício o dito: Exercício- antes tarde do que nunca é sempre muito verdade.

Dieta na flatulência

Artigo retirado da cartilha de dietas da Soc. Bras. De Gastroenterologia.

O que é?

É muito comum que os pacientes atribuam inúmeros sintomas a um excesso de gás no tubo digestivo. Na prática, contudo, não é tarefa fácil para o médico definir se os sintomas referidos são realmente secundários a uma produção excessiva de gás ou a uma dificuldade em sua eliminação.

Dieta na constipação intestinal – informe-se

Artigo retirado da cartilha de orientação dietética da Soc. Bras. De Gastroenterologia.

O que é constipação intestinal?

A constipação intestinal acomete cerca de 20% da população mundial e constitui um dos sintomas mais frequentes da procura ao médico. É mais comum em mulheres e idosos e se encontra entre as doenças funcionais do intestino.

Adaptação mental também depende da flora intestinal

• 05/2016

. Isto foi demonstrado em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Berlim e dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.

Os resultados de um estudo publicado em “Cell Reports” podem ter consequências sobre o uso prolongado de antibióticos e ajudar a aliviar sintomas de doenças mentais.